quarta-feira, 5 de junho de 2013

Repaginando!!!

Repaginando e transformando as peças da vizinha!


Olá Pessoal! Hoje estou trazendo para vocês um desafio feito pela minha vizinha com umas peças que ela tinha em casa. Pra mim é assim: Desafio feito é desafio aceito! Pelo menos no artesanato =) Confesso que transformar a Santinha foi mais fácil, mas as peças que sobraram da estante dela, foi um desafio interessante.
Queria transformar em algo útil para sua casa, por isso primeiramente pensei em fazer um suporte para pendurar chaves, só que caberiam poucas! Então, veio a ideia de fazer dois suportes para pendurar panos de pratos ou como é chamado aqui em Londrina, "Guardanapo". Ah! Caso na sua região também é chamado assim, comente embaixo!
            Deixa de bater papo e vamos ao passo a passo?


Repaginando a Santinha


Materiais utilizados:

  • Lixa para madeira fina;
  • Tinta látex PVA base água branca;
  • Tinta látex PVA base água magenta;
  • Verniz acrílico;
  • Tinta alto relevo branco metálico;
  • Esmalte de unha branco;
  • Base para unha;
  • Fitas e flor para decorar;
  • Cola quente, pincel e rolo de pintura.



Passo 1:
Primeiro vamos limpar a peça!

 Passo 2:
Após limpar a peça vamos lixá-la. Neste caso, utilizei uma lixa fina para madeira. Feito isso, pintei com  tinta látex branca PVA base água. Foram duas demãos, esperei secar entre as duas para fixar melhor a cor.

Passo 3:

No detalhe do meio da peça também utilizei tinta látex PVA base água, só que desta vez na cor  Magenta. Esta cor é bem parecida com a cor roxa. Aqui , foi necessário uma mão de tinta, mas caso queira pode pintar duas vezes.

Passo 4:
Agora vamos decorar com tinta relevo branco metálico, este processo foi feito entre a tinta branca e a magenta. Fiz vários pontinhos/bolinhas. Esta é uma ótima dica para esconder as imperfeições da pintura!

Passo 5:
Também foi feita a pintura na Santinha, acreditem, pintei com esmalte de unha na cor branca e depois de seco dei uma demão de base. Agora podemos montar a peça e decorar da forma que quisermos! Decorei com laços de fitas e colei com uma flor no meio, como pode ser observado a seguir!






Parte Final



Transformando as peças da estante!


Materiais utilizados:

  • Lixa para madeira fina;
  • Tinta látex PVA base água branca;
  • Tinta craquelê dourada;
  • Verniz acrílico;
  • Colheres de chá;
  • Flor para decorar;
  • Cola quente, pincel e rolo de pintura.
Passo 1:
Como no passo a passo anterior, também devemos lixar a peça para poder  retirar a pintura que havia anteriormente. Acredito que aqui era só verniz!


Passo 2:
Agora é hora de pintar, vamos pintar com tinta branca látex PVA base água. Foram três demãos de pintura, sempre esperando secar entre cada uma. 

Passo 3:
Antes da pintura, lembre-se que é necessário furar os locais onde serão fixadas as colheres. Agora vamos brincar? Foi isso que fiz, peguei uma esponja de lavar louça e coloquei um pouco de tinta craquelê dourada no prato e fui apertando a esponja na tinta e pressionando na peça de forma aleatória e com a mão bem leve. Pode "borrar" a vontade, sempre deixando espaços em branco pra destacar as cores. Nos detalhes das folhas utilizei um pincel fino para demarcar melhor. Quando secar passe uma mão de verniz acrílico

Passo 4:
Depois de tudo seco, podem ser fixadas as colheres de chá, já furadas nos seus devido lugares e decorar, caso queira! Aqui só colei uma flor em cada peça!

Parte Final: 


          Prontinho! Agora é só fixar na parede e aproveitar! Fica um lindo objeto de decoração para sua cozinha. Espero que tenham gostado destes trabalhos, lembrando que não sou nenhuma profissional e que estou aberta a sugestões de como melhorar os trabalhos e outras dicas que considerarem necessárias!
           Um grande beijo a todos que vieram me visitar e sintam-se a vontade a fazer parte da Casa da Mãe Jana.
Até a próxima! Jana =)

10 comentários:

  1. Adorei Jana! Admiro muito a sua criatividade...as peças ficaram lindas...bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laylla, você sempre apoiando essa maluca das artes aqui! =)Beijinhos!!!

      Excluir
  2. Parabéns pelos dois trabalhos.
    Ficaram lindos e originais.

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar, fico feliz que tenha gostado! Minhas ideias são bem malucas, mas acredito que deu certo! Beijos e volte sempre!

      Excluir
  3. janaina minha querida seja muito bem vinda a nossa familia...costumo dizer que é o mundo virtual mais real que existe, nós somos realmente uma grande familia...unida e de verdade...lá em casa pode ir quando desejar, se precisar é só pedir colinho que tem muitas para te dar...agora se precisar de chorar tambem pode chegar...só não pode deixar de nós contar as alegrias ,tambem afinal não somos familia DORIANA (tudo certinho) rsrsrrss
    beijocas,fique em paz.
    tenha uma fim de semana abençoado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Adriana, obrigada pelo carinho, estou me aventurando neste mundo virtual! Sem muitas pretensões, só a de ser feliz mesmo, fazer amizades, compartilhar o pouco sei e aprendo com vocês!!!!!
      A minha Casa na qual você agora faz parte, também está de portas abertas, um pouco bagunçada, mas tudo vai se ajeitando aos pouquinhos! Um beijão no coração! =)

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada por comentar, fiz com muito carinho, minha vizinha merece. Seja bem vinda! Bjs =)

      Excluir
  5. oi Janaína
    que bbom conhecer mais uma reutilizadora
    ficaram super lindas tuas repaginadas
    e guardanapo, lá no meu RS tb é chamado assim
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, estou iniciando nesta arte de reutilizar, mas confesso que gosto bastante. Legal a forma como damos nomes as coisas, guardanapo vim conhecer aqui em Londrina, sou natural de Brasília e lá falamos pano de prato mesmo! Acredito que são estas diferenças que enriquecem a nossa cultura. Bjs e volte sempre! =)

      Excluir

Agradeço sua visita e ficarei muito feliz se comentar!
Todos os comentários recebidos, aqui serão respondidos. Caso queira que eu deixe a resposta em seu espaço, deixe o pedido e seu endereço.
O importante é interagirmos.
Críticas são bem vindas, desde que sejam feitas de forma educada e coerente.
Lembre-se: Gentileza gera Gentileza!
Beijos,
Jana =)